Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Afrodite Conversa com Mara Couto | Revista Afrodite

Mara Couto, a designer de bonecas

Foto: Fabio Grison
Foto: Fabio Grison

Designer de bonecas de pano reconhecida nacionalmente pelos projetos bem elaborados e inovadores, essa artesã e odontopediatra é apaixonada pelo ofício de criar e encantar. Lançou um livro pioneiro no Brasil voltado aos artesãos e recebe interessados em aprender a arte em suas duas casas de bonecas, em Caxias do Sul e em Gramado.

Nascida em Teresina (Piauí) e criada em Belo Horizonte (Minas Gerais), foi na Serra Gaúcha que Mara Solange Veloso Couto conheceu e se apaixonou, há mais de 15 anos, pelo lúdico mundo das bonecas de pano. Dentista especializada em odontopediatria e habilidosa nas artes manuais desde sempre, fez ponto cruz e pintura em tela até descobrir os papais noéis de pano confeccionados em Gramado (RS). Embarcou nesse mundo e logo se tornou referência em design de bonecos, desenvolvendo projetos, acessórios e instrumentos para a arte bonequeira.
Na sua casa de bonecas, a Feitiços de Pano, em Caxias do Sul, tecidos, botões e linhas tomam forma e garantem o encanto. Lá é possível admirar e comprar bonecas prontas ou tudo o que é necessário para fazer com as próprias mãos e agulhas. No espaço em Gramado, a magia fica por conta do chá realizado anualmente, reunindo fãs e artesãos de todo o Brasil. Com o livro Doce Pietra, lançado em 2017, o trabalho vem ganhando repercussão internacional. Mara está também na TV e no YouTube, ensinando as técnicas que desenvolve e estuda.

Você é dentista, odontopediatra. Como surgiu a paixão por fazer bonecas?
Mara Couto:
Sim, divido meu tempo entre o consultório e o artesanato. Sempre gostei de trabalhos manuais. Fazia ponto cruz, depois comecei a pintar em tela e mais tarde conheci os bonecos de Papai Noel de Gramado, quando vim morar no Sul, e me apaixonei pela arte. Comecei fazendo bonequinhos tortinhos e, como na época não existiam projetos no Brasil, comprei um Papai Noel e desmanchei todinho, queria ver como era costurado, como se fazia a cabeça, o braço, a perna. Foi assim que fiz meus primeiros bonecos. Fui muito autodidata. 

E como se tornou referência em projetos, em design bonequeiro em nível nacional?
Mara:
Para teres uma ideia, em 2010 desenvolvi um produto chamado Kit Olhos e Bocas, que são pecinhas em acrílico criadas para ajudar a desenhar o rostinho das bonecas. Esse kit traz diferentes modelos de olho, o traçado da boquinha, da sobrancelha... são reguazinhas que permitem traçar com perfeição. É um produto de referência nacional, de grande sucesso pela simplicidade da técnica. Depois veio a coleção, com novos desenhos de contornos, até o Kit IV. Tenho um grande retorno com isso. Muitas pessoas não conhecem a Mara Couto, mas conhecem a Feitiços de Pano em função desses produtos. Comecei participando de feiras, a primeira em Gramado, em 2009. E, em 2010, expus pela primeira vez na Brazil Patchwork Show, em São Paulo. Durante as feiras ministrava workshops apresentando novas ideias e tendências. 

Como se deu esse processo de desenvolver projetos de bonecas de pano?
Mara:
No início trabalhava muito com releituras, colocando meu toque em projetos que já existiam, bonecas italianas... Mas a partir de 2013, quando já tinha uma presença no mercado, comecei a desenhar meus próprios projetos, o que acabou me diferenciando muito. Passei a ter uma coleção própria, com autoria total. Fiz um curso de modelagem para aprimorar essa habilidade, entender mais de conversão de roupinhas e comecei a desenhar, fazer o meu estilo. A boneca Pietra, que é a do livro, tem várias versões, todas as bonecas têm nome. 

Conta sobre esse livro lançado em 2017, Doce Pietra. Qual foi a ideia da publicação?
Mara:
O livro é totalmente original no mercado e teve uma aceitação excelente no Brasil e até fora do país. Recebi pedidos de toda América do Sul, México, Estados Unidos, Itália, Espanha, Portugal, Japão... Estou agora atualizando meu site para ter uma plataforma melhor para vender no exterior. E por que teve essa aceitação grande? Primeiro porque as pessoas que compravam já sabiam que teriam qualidade no material, além da apresentação, que ficou muito bonita. O livro conta a estória de uma boneca que passa o dia todo trocando de roupa. Foi uma proposta diferente, de ser um livro para a bonequeira. É o primeiro do Brasil, feito por uma brasileira, com essa proposta.

E qual o conceito da Feitiços de Pano, as pessoas podem comprar tanto as bonecas prontas quanto os projetos para confeccionar?
Mara: Sim, me posicionei fazendo um trabalho de ponta, como designer, inventando moda, criando ideias, para facilitar a vida das pessoas. Criando também um passo a passo, que foi o que diferenciou nossos projetos. Eles são muito corretos, as medidas batem, quem compra não tem problema em fazer. São 16 anos fazendo bonecos, mas em 2009 comecei com os projetos, principalmente porque o Brasil estava precisando de projetos bem elaborados. Além da casa em Caxias, temos uma casa de bonecas em Gramado, aberta só para eventos, onde realizo encontros anuais. Todo mês de setembro organizamos o Chá com as Bonecas de Pano, já são cinco edições, com uma média de 500 visitas por evento.

Por que bonecas?
Mara:
Quando fui morar em Gramado me encantei com o Papai Noel, é meu boneco preferido. Participei do Natal Luz por cinco anos seguidos, tinha meu espaço de vendas na feira de Natal do evento, fazia personagens relacionados ao Natal, anjos, fadinhas, bonecos de pano e, na sequência, comecei com as bonecas. Hoje o pessoal está gostando muito de bonecas românticas. 

E qual o seu estilo de bonecas?
Mara:
Sempre gostei de trocar as roupinhas, de trabalhar com bordados, mas não muitos babados, meu estilo é mais clean. Gosto muito do estilo folk, que são bonecas envelhecidas, coloco no chá preto, no café, para ficarem manchadas, gosto desse estilo mais sujo, como se a boneca fosse velha. E cores neutras. Se for usar rosa, não gosto do pink. A própria decoração da casa de bonecas aqui de Caxias é bem lúdica, misturando o antigo com o moderno, com peças de antiquário. A ideia é encantar em cada detalhe. Sempre tive o sonho de ter a casa de bonecas e esperei um locaI que fosse a minha cara, e essa é. Inaugurou em junho do ano passado, confeccionei cada cortina, fiz questão. Toda minha energia foi colocada aqui dentro. A proposta é ensinar e fornecer todo o material necessário para fazer uma boneca, desde o tecido até os cabelos, as tintas, os pincéis, as ferramentas, os acessórios, temos tudo.

O que você acha de mais encantador nesse trabalho?
Mara:
Quando estou trabalhando com as bonecas já me sinto encantada, no ateliê mesmo. Sinto-me dominada por uma energia boa, de encantamento, que me deixa muito feliz. É como se me transportasse para um outro mundo, mergulho nele. Como faço o que gosto, e gosto muito disso, não tem como dar errado. Fui traçando o caminho que sempre quis. Sempre foi um hobby. A loja virtual tenho desde 2009, pois precisava para vender os projetos. E como fui crescendo, fui criando acessórios, como as réguas personalizadas, por exemplo. Tem réguas criadas que, no decorrer do tempo, foram reproduzidas por outros profissionais, mas a primeira foi nossa. Os óculos de acrílico que lançamos em 2010 e hoje o Brasil todo usa e faz, é design meu. Vários outros profissionais seguiram a tendência, mas os primeiros óculos do Brasil, recortados a laser, foi da Feitiços de Pano. Fiz um trabalho pioneiro nessa parte.

Outra curiosidade é a técnica de penteado, do cabelo das bonecas, que a levou para a televisão, não é mesmo?
Mara:
Em 2013 comecei a pesquisar a feltragem a seco, que é uma técnica especial de penteado para bonecas. Como participava de feiras anualmente, precisava ser original, ia a São Paulo, tinha que levar algo novo. Então, no meu estande da feira de 2014 fiz um salão de beleza, o Feitiços de Beleza, onde ensinava a fazer penteados e pinturas. Foi um sucesso. Tanto que em junho daquele ano me convidaram para gravar um programa de TV, no qual levei a técnica da feltragem, que não fui eu que desenvolvi, mas era o que tinha de mais inédito, e eu pesquisei e compartilhei esse conhecimento, trouxe esse ensinamento para o Brasil. Em setembro do ano passado, apresentei novamente essa técnica em rede nacional, no programa Ateliê na TV.

Quem é o seu público? 
Mara:
No início eram os ateliês, hoje são as pessoas que fazem bonecas mesmo. É muita gente envolvida. Até 2015 tive a amiga Loreci Dalla Rosa, que iniciou a Feitiços de Pano comigo. A nossa página no Facebook passou de 19 mil seguidores verdadeiros, nunca paguei. Mas ainda considero pouco, agora que comecei a ver isso como um negócio. Tenho 1,2 mil clientes cadastrados no Brasil. O mercado de artesanato está tão aquecido, crescendo tanto, que tem muita gente nova. E o mercado se volta para quem oferece uma base, como eu, que disponibilizo tudo que a pessoa precisa para fazer seu artesanto, e com segurança.

De hobby, então, hoje a Feitiços de Pano é um negócio. Momento de transformação?
Mara:
Sim, de hobby passou a um negócio. Não pretendo deixar o consultório, mas se chegar o momento em que eu tiver que fazer uma opção, minha opção é aqui. Já está difícil dar conta, porque para ter bonecas preciso ficar quieta, criar; depois que criei a boneca tenho que fazer o projeto, dá muito trabalho, fazer peça teste, ver se encaixa, para manter a qualidade. O processo criativo começa com o sonho, aí se idealiza toda a boneca, o tamanho, o estilo. E leciono também, ensino a fazer. Então é possível adquirir o kit completo com todo o material para fazer a boneca igual e vir fazer aqui comigo. Qualquer pessoa pode fazer e participar dos cursos. Uma boneca estruturada leva entre oito e 10 horas de montagem. Mas existem bonecos mais simples, que se monta em três horas.

E os projetos e novidades para 2018?
Mara:
Teremos mais aulas. Vamos ter cursos para idosos, crianças, atingir vários grupos. Porque o artesanato é uma grande terapia, é uma arteterapia. Quando estou mergulhada fazendo a minha boneca esqueço os problemas. Quem não tem problema? Mas as bonecas te tiram das preocupações. Minha grande novidade para o ano, em função da questão dos penteados, é que fui convidada para gravar o programa Ateliê na TV, um dos mais antigos e reconhecidos no Brasil, transmitido pela Rede Vida e com canal no YouTube, a cada dois meses. Darei também uma master class no 10º Festival de Bonecas, em Campos do Jordão (SP), como professora convidada. Pretendo lançar outro livro e reeditar o Doce Pietra. O maior desafio é continuar inovando. 


por Vivian Kratz. Fonte: Afrodite 45

Foto: Fabio Grison
Foto: Fabio Grison
No programa Ateliê na TV, em setembro de 2017 / acervo pessoal
No programa Ateliê na TV, em setembro de 2017 / acervo pessoal
Em sua casa de bonecas de Gramado / acervo pessoal
Em sua casa de bonecas de Gramado / acervo pessoal
Na feira do Natal Luz, em Gramado / acervo pessoal
Na feira do Natal Luz, em Gramado / acervo pessoal